Privacidade Externa

OBJETIVO

A proteção à privacidade aos dados pessoais reflete os valores do PASA (PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO APOSENTADO DA VALE) e esta Política visa afirmar o compromisso da nossa empresa com a segurança e a transparência sobre o tratamento dos seus dados pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei 13.709/18) e demais leis e/ou regulamentações vigentes e aplicáveis sobre o tema

ABRANGÊNCIA

Esta Política de Privacidade busca trazer esclarecimentos de forma simples, transparente e objetiva, de como o PASA coleta e utiliza seus dados pessoais e sensíveis, durante e após o seu relacionamento com a Associação, bem como possui o viés de elucidar as práticas adotadas pelo PASA relacionadas à privacidade e proteção.

É essencial que você leia esta Política, juntamente com qualquer outro Termo de Privacidade que possamos fornecer em ocasiões específicas quando há coleta ou tratamento de seus dados pessoais, para que você esteja ciente de como e porque estamos utilizando essas informações.

Importante ressaltar que o PASA coleta seus dados para prestar os serviços de forma mais adequada e eficiente, mirando nossa missão de oferecer o melhor cuidado com o máximo de carinho. Exatamente para que você possa ter a confiança como base da prestação dos nossos serviços, tratamos quaisquer dados ou informações coletadas como confidenciais e apenas as utilizaremos para os fins descritos nessa Política de Privacidade e/ou mediante sua autorização.

Esta Política aplica-se a todos os associados PASA e aos beneficiários AMS / Vale e PASA que fazem parte de algum dos nossos planos de assistência à saúde, médica e/ou odontológica, e para aqueles que utilizam nossos sites, aplicativos e/ou plataformas. Isso significa que o PASA é responsável por decidir como manter e tratar seus dados pessoais, resguardando dessa forma sua privacidade e protegendo essas informações

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Associado: é associado do PASA o que nela solicitar ingresso e for como tal admitido para obter direito a assistência em saúde, na forma do Estatuto vigente. O associado somente passa ter direito de utilização após realizar adesão a algum dos planos PASA

Beneficiário: é usuário (titular, dependente ou participante) com utilização vinculada à algum plano AMS / Vale ou PASA.

Base legal: fundamento legítimo, previsto por lei, que permite o tratamento dos dados pessoais para uma finalidade determinada.

Consentimento: : manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

Dado pessoal: para fins desta Política, entende-se como dados pessoais aqueles relacionados à pessoa natural identificada ou identificável, como por exemplo: o nome, endereço de residência, endereço de e-mail, entre outros.

Dados sensíveis: dentro do conjunto de dados pessoais, há ainda aqueles que exigem um pouco mais de atenção, os chamados dados sensíveis, que geralmente incluem: dados de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou a vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Dado anonimizado: dado relativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

Encarregado (DPO - Data Protection Officer): pessoa indicada pelo PASA para atuar como canal de comunicação entre o PASA, os titulares dos dados e as respectivas autoridades de proteção de dado.

Tratamento de dados pessoais: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Titular de dados pessoais: pessoa natural a quem os dados pessoais que estão sendo tratados se referem.

Transferência internacional: transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro.

Visitante: pessoa física que navega em nossos sites, aplicativos e/ou plataformas e insere dados pessoais através de nossos formulários, por exemplo para Adesão e/ou Associação ao Plano PASA, canais de atendimento etc.

Terceiros: empresas parceiras, fornecedores, prestadores de serviços terceirizados e/ou redes credenciadas para suporte no atendimento (hospitais, clínicas de saúde, prestadores de serviço de atendimento domiciliar etc.) e órgãos regulatórios que o PASA se relaciona.

PRINCÍPIOS DE PROTEÇÃO DE DADOS

Visando cumprir às determinações e diretrizes da LGPD, nós seguimos os seguintes princípios quanto ao tratamento dos seus dados pessoais:

QUAIS SÃO OS DADOS QUE TRATAMOS?

O PASA realiza o tratamento de dados pessoais da seguinte forma:

Mais informações sobre o uso desses dados podem ser encontradas nos termos de uso específicos de cada serviço que oferecemos para vocês, disponíveis nas suas respectivas plataformas.

* Durante a prestação de nossos serviços, informações pessoais adicionais podem ser solicitadas e coletadas relacionadas à execução ou manutenção do plano durante todo o período de permanência como beneficiário e/ou associado, incluindo dados de menores de 12 anos. Nesses casos, sempre buscaremos a autorização de seu representante legal ou de um de seus pais, conforme regra presente no artigo 14 da LGPD.

DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS

Importante ressaltar que poderemos realizar o tratamento de alguns dados pessoais considerados como sensíveis conforme definição da LGPD ou a coleta de algum outro dado pessoal que possa vir a revelar algum dado sensível. Nesses casos, apenas iremos realizar o tratamento desses dados de acordo com as bases legais disponíveis no artigo 11 da lei, tais como:
I. Conforme o seu consentimento de forma específica e destacada, para finalidades específicas;
II. Conforme necessário para cumprir alguma obrigação legal ou regulatória;
III. Conforme necessário para cumprir com a tutela da saúde, em razão do atendimento médico solicitado pelo titular em relação aos programas assistenciais oferecidos pelo PASA;
IV. Conforme necessário para cumprir com o exercício regular de direitos em contrato para manutenção do plano de saúde, bem como de terceiros.

COMO UTILIZAREMOS SUAS INFORMAÇÕES?

O PASA só realiza o tratamento dos seus dados de acordo com as legislações aplicáveis de proteção de dados pessoais. Majoritariamente, utilizaremos seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias, sem prejuízo das demais hipóteses autorizadas legalmente:
I. Conforme o seu consentimento para entrar em contato com você durante o oferecimento dos nossos planos visando o cuidado ao beneficiário;
II. Conforme necessário para a execução de um contrato com você;
III. Conforme necessário para cumprir alguma obrigação legal ou regulatória;
IV. Conforme necessário para cumprir com a tutela da saúde, em razão do atendimento médico solicitado pelo titular em relação aos programas assistenciais oferecidos pelo PASA;
V. Conforme necessário para cumprir com o exercício regular de direitos em processo judicial;
VI. Conforme necessário para cumprir interesses legítimos ou de terceiros, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS

O PASA compartilha suas informações pessoais com terceiros somente quando e se exigido por lei, ou se necessário para administrar nossa relação contratual e/ou de trabalho ou quando tivermos um interesse legítimo em fazê-lo. Para realizar esse compartilhamento são estabelecidos direitos e deveres das partes, visando impedir a utilização dos dados pessoais de maneira diferente daquela estabelecida pela empresa e/ou que violem as legislações de privacidade aplicáveis. Também é exigido que todos os envolvidos tratem os dados pessoais com segurança e sigilo, e os mantenham apenas por período determinado. Estas obrigações permanecem mesmo após o fim do relacionamento entre as partes. Em algumas circunstâncias, o PASA pode ser legalmente obrigada a compartilhar os dados pessoais para atender a questionamentos ou investigações. Além disso, como trabalhamos com as empresas do Grupo Vale, que estão localizadas em diversas regiões do Brasil, também podemos compartilhar seus dados nas seguintes situações:

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

O PASA poderá compartilhar dados pessoais com empresas controladas da Vale com sede fora do território nacional, sujeito aos requerimentos legais locais. A transferência de dados pessoais somente será realizada para empresas controladas, entidades ou organismos internacionais localizados em países que observem um grau de proteção de dados pessoais adequado ou que garantam o cumprimento dos princípios, direitos e regime de proteção de dados das legislações de privacidade aplicáveis.

O PASA poderá adotar uma das seguintes salvaguardas: (i) cláusulas contratuais aprovadas pelas autoridades supervisoras, conforme legislações de privacidade aplicáveis; ou (ii) aprovação de documentos normativos adequados, quando se tratar de transferência envolvendo empresas controladas do Grupo Vale.

SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS

O PASA protege a confidencialidade e a segurança das informações que obtém no curso de seus negócios. O acesso a tais informações é limitado e existem políticas e procedimentos destinados a proteger as informações contra perda, mau uso e divulgação indevida.

RETENÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

A política do PASA é manter os dados pessoais apenas enquanto forem necessários para os fins descritos, sendo possível mantê-las também para atender a quaisquer requisitos legais, contratuais, exercício regular de direitos, requisição de autoridades competentes, tutela de saúde, bem como nossos legítimos interesses.

Na hipótese de eliminação dos dados pessoais, o processo será realizado de maneira segura, em linha com as medidas técnicas cabíveis, de modo a assegurar que os dados pessoais excluídos não possam ser recuperados.

Em algumas circunstâncias, os dados pessoais serão anonimizados para que não possam mais ser associados a você, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento. Nesse caso, os dados não são mais considerados como dados pessoais.

QUAIS SÃO SEUS DIREITOS?

Importante reforçar os seus direitos previstos na LGPD com relação à privacidade e a proteção dos dados pessoais e a nossa preocupação com a segurança adequada dessa informação. Dessa maneira, abaixo foram resumidos todos os direitos que o titular de dados possui, com uma breve explicação de cada para que você tenha acesso e conhecimento:

É possível exercer os direitos acima mencionados entrando em contato conosco através do nosso canal de atendimento via Centro de Privacidade. Iremos nos esforçar internamente para respondê-lo o mais breve possível, mantendo-o atualizado sobre o processo.

O QUE PODEMOS PRECISAR DE VOCÊ

Solicitaremos informações específicas sobre você para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados (ou de exercer quaisquer outros direitos). Essa é uma medida de segurança apropriada para garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha o direito de recebê-los.

MANTER SEUS DADOS ATUALIZADOS

O PASA mantém a exatidão e integridade dos dados pessoais que foram coletados. É importante que você nos mantenha informado sobre quaisquer atualizações de seus dados de contato ou outros dados pessoais para que PASA tenha as informações mais atualizadas.

Portanto, se você é associado, beneficiário titular, dependente ou participante dos planos PASA, e deseja atualizar seus dados cadastrais, você pode acessar o Portal PASA através do seu login com o número da carteirinha e sua senha. Dessa forma, será possível acessar o seu formulário de atualização cadastral para conferir e/ou atualizar os seus dados. Caso não se recorde da sua senha de acesso ao Portal PASA, favor acesse o site < portal.planopasa.com.br > e clique em "Esqueceu a senha?". Basta informar o número da sua carteirinha, CPF, e-mail e data de nascimento e você receberá um e-mail com instruções de redefinição da senha.

Se você é um beneficiário AMS / Vale, esta atualização deve ocorrer junto a sua empresa contratante de origem. Busque a orientação de como proceder junto a sua área de Recursos Humanos

ENCARREGADO (DPO - DATA PROTECTION OFFICER)

O PASA definiu um Encarregado de Dados “DPO” que tem como responsabilidade atuar como canal de comunicação entre o PASA, os titulares dos dados e as respectivas autoridades de proteção de dados. Além disso, ele será o responsável por orientar os seus colaboradores, terceiros e visitantes a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais, atender às reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências, dentre outras funções relacionadas ao tema e que são tratados por nós.

Caso tenha quaisquer questionamentos em relação à essa Política e/ou o tratamento de seus dados pessoais, por favor entre em contato conosco através de nosso canal de atendimento ou envie um formulário para o nosso Encarregado “DPO” via Centro de Privacidade

Sua solicitação será avaliada por nós e retomaremos o contato o mais breve possível.

ALTERAÇÕES NESSA POLÍTICA

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações para que possamos estar cada vez mais adequados aos melhores padrões de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Desta forma, recomendamos que você visite periodicamente essa página para conhecimento das modificações que foram realizadas.

APROVAÇÕES

Esta Política foi aprovada pela Diretoria Executiva em Reunião realizada em 19/06/2023 e logo após pelo Conselho Deliberativo PASA em Reunião realizada em 29/06/2023.